Título
LoRa - A nova rede de Lisboa
LoRa - A nova rede de Lisboa
Lisboa vai ter uma rede LoRa. Será uma rede aberta e gratuita, acessível para todos os utilizadores e em toda a cidade. Iniciativa do município, vem reforçar o ecossistema inovador inteligente de Lisboa, contribuindo para uma melhor e mais sustentável gestão da cidade.
Com baixo consumo de energia, as redes LoRa, são escaláveis e seguras (as comunicações são encriptadas) e permitem o uso de sensores de baixo custo e fácil instalação, com comunicação bidirecional com os sensores.
Estima-se, de uma forma genérica, que este tipo de rede possa dar resposta a 75% das necessidades de comunicação de dispositivos IoT. É indicada para casos de uso que necessitam de uma comunicação segura, e de grande alcance, mas também para ligar sensores cujo abastecimento por bateria de longa duração é a melhor opção, ou, ainda, para sensores tipo “fit and forget”, que podem até ser descartáveis e de baixo custo. Uma rede LoRa pode ser utilizada nos seguintes casos de uso:
Num tempo em que as cidades ambicionam ser Inteligentes, é fundamental que os gestores das cidades disponham de dados (em tempo real ou próximo disso). Só assim é possível ter uma cidade centrada no cidadão, inclusiva, inovadora e com uma gestão proativa e eficiente, uma Cidade Inteligente.
Serviços e empresas municipais, empresas privadas, start-ups, universidades e mesmo particulares podem começar a preparar-se para usar a rede LoRa de Lisboa, já a partir do 1º semestre de 2021.