Título
1º Encontro do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa reúne a cidade e reflete sobre os seus dados
1º Encontro do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa reúne a cidade e reflete sobre os seus dados
Cidades Inteligentes: muitas cidades dizem sê-lo, outras têm a ambição, mas nenhuma ignora a necessidade de ser mais próxima do cidadão, mais sustentável, mais eficiente e proativa, conceitos determinantes para a classificação de uma cidade como Inteligente. E não existem cidades inteligentes sem dados, recolhidos em tempo real, que permitam conhecer o “pulsar” da cidade, aprender com o passado e tomar melhores decisões no futuro.
Foi para melhor responder a este desafio que constituímos o Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa - LxDataLab. Este laboratório resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e diversas universidades e organismos públicos (https://lisboainteligente.cm-lisboa.pt/lxdatalab/parceiros/) e tem como objetivo contribuir para a criação de soluções de VISUALIZAÇÃO e ANALÍTICA de dados que permitam melhorar a oferta ao cidadão e a eficiência e proatividade dos serviços municipais. No LxDataLab a CML lança desafios aos alunos universitários para, com base em dados, desenvolver soluções úteis para a cidade. Esta colaboração entre a academia e os serviços municipais é uma mais valia para ambas as partes – para os alunos porque têm acesso a dados e problemas reais e para os serviços do município porque podem testar soluções capazes de melhorar o seu desempenho.
Desde o lançamento do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa foram publicados 29 desafios, que envolveram 106 equipas das faculdades parceiras. https://lisboainteligente.cm-lisboa.pt/lxdatalab/todos-os-desafios/).
O 1º Encontro do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa, que terá lugar no dia 28 de junho no Auditório do Montepio Geral, na Rua do Ouro, 219, é a oportunidade para conhecer os trabalhos já realizados pelos participantes e o real impacto nos serviços municipais que os acolheram.