Apresentação

LxDataLab

Uma percentagem crescente da população mundial procura as cidades para viver, procurando melhores condições de vida e um futuro melhor. Hoje, quem mora ou trabalha nas cidades, ou quem as visita espera poder aceder aos serviços municipais em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer tipo de dispositivo e, espera também, que os gestores das cidades consigam fazer mais com menos recursos e sejam proativos na gestão.

Isto origina grandes desafios para quem gere a cidade. Desafios que podem ser mais facilmente superados se os municípios tiverem à sua disposição dados e a capacidade de os analisar em tempo útil e com base nesses dados tomar decisões relevantes para o cidadão e/ou que melhorem a eficiência no uso dos recursos municipais.

Cada vez mais, as cidades produzem grande volume de dados que têm origem nos seus sistemas internos, sensores, redes sociais e diversos sistemas externos. O trabalho de criação de valor com estes dados requer conhecimentos técnicos especializados que são pouco frequentes nos quadros técnicos dos municípios. Por outro lado, as instituições universitárias e de investigação têm frequentemente esses recursos técnicos especializados, mas desconhecem os problemas reais decorrentes da gestão de uma cidade e, normalmente, não têm acesso aos dados reais.

O Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa (LxDataLab) surge deste encontro de interesses e resulta de uma parceria entre o Município de Lisboa e diversas instituições de ensino e investigação, tendo por missão:

Criar soluções de analítica e de visualização de dados suportadas em Big Data, capazes de melhorar o planeamento, a gestão operacional e da emergência na cidade de Lisboa, contribuindo para a melhoria sustentável da resiliência e da qualidade de vida dos que nela vivem, trabalham ou a visitam.

No âmbito do LxDataLab, o Município define os desafios que gostava de ver estudados e disponibiliza os dados para o efeito. Os parceiros, instituições universitárias e de investigação, por intermédio dos seus investigadores e professores interessados, disponibilizam os recursos humanos e técnicos especializados para responder aos desafios propostos.

Os desafios colocados no âmbito do LxDataLab tentam responder a necessidades do Município, que resultam de situações como:

· Tomada de decisões operacionais com acesso a informação insuficiente

· Encontrar dados fora da norma num grande conjunto de dados

· Definição de prioridades na gestão de passivos

· Apoio à decisão na afetação de recursos relevantes

· Serviços reativos e não proativos