view_module
Domínio
view_headline
Descrição

A recolha de informação sobre a utilização do espaço público em tempo real é essencial para aumentar o conhecimento, a eficácia dos meios e para poder apresentar novas sugestões e soluções de mobilidade.

Nesse sentido, a EMEL está a realizar novos testes de sensores para monitorizar a utilização de lugares especiais da cidade, como são os lugares de cargas e descargas que têm tempo de utilização limitado. Como caso concreto, foi instalado um teste de conceito em alguns lugares da Rua Alexandre Herculano, onde se identifica a presença do veículo e mede o tempo que está parado. Esta informação é centralizada numa plataforma digital que permite conhecer padrões de utilização e informar a equipa de fiscalização sempre que as regras definidas não são respeitadas.

Numa versão mais alargada, e no âmbito da participação da EMEL no projeto europeu CROADS, vai-se realizar um teste piloto no Eixo Central da Cidade de Lisboa que vai testar numa maior escala a utilização de diferentes tipos de sensores para recolher informações sobre estacionamento e mobilidade.

Uma parte significativa do trânsito e da poluição das cidades é causada por veículos que circulam à procura de um lugar para estacionar. Esse movimento representa uma significativa perda de tempo, gasto de combustível e aumento da poluição na cidade, sendo essencial encontrar formas para acelerar a identificação do melhor lugar para estacionar.

Para avançar nesse caminho, prevê-se o teste de diferentes tecnologias por diferentes empresas, que podem passar pelo uso de sensores físicos no chão, de infravermelhos que façam o varrimento de um conjunto de lugares ou de outra tecnologia que permita monitorizar a utilização dos espaços.

Com a sensorização de lugares, aumenta-se este conhecimento e cria-se uma nova possibilidade de ajudar o utilizador a conhecer a disponibilidade de lugares na cidade e a escolher o meio de deslocação ou percurso ideal naquele momento. No final, contribui-se para melhorar a mobilidade na cidade, aumentar a eficácia de gestão e para reduzir a circulação de veículos.

view_headline
Objetivos

·         Aumento do conhecimento em tempo real sobre ocupação de lugares de estacionamento e mobilidade

·         Informação em tempo real da disponibilidade de lugares de estacionamento na zona do Eixo Central de Lisboa

·         Disponibilização de soluções de mobilidade de forma integrada

map
Localização
view_module
Serviço Promotor
  • Serviço Promotor
    EMEL
  • Morada
    Alameda das Linhas de Torres 200, 1750-142 Lisboa
view_module
Fase do Projecto
  • Fase do Projecto
    Desenvolvimento
view_module
Fontes de Financiamento
120000 €
120000 €
view_headline
Contacto Chave

EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, EPM

view_module
Contactos
  • Telefone
    217813699
  • Email
    info@emel.pt
keyboard_arrow_up
Share This