SENSORIZAÇÃO DOS DEPÓSITOS COLECTIVOS DE RESÍDUOS

Direcção Municipal Higiene Urbana

De modo a tornar a gestão de resíduos mais eficiente no que diz respeito a optimização de circuitos de recolha de resíduos, foram adquiridos e instalados 1500 sensores em vidrões, ecopontos de superficie e subterrâneos. A plataforma de gestão desenvolvida pela COMPTA (empresa parceira da PT) (http://ambiente.smartcities.pt/segments/waste) além da gestão dos pontos de instalação e de localização, possibilita a criação de circuitos dinâmicos no momento em que os sensores emitem o alerta que estão cheios. Neste âmbito foi desenvolvida uma APP para que os operacionais no terreno e com acesso à plataforma, validem o nível de enchimento reportado pelo sensor e, no caso deste contentor se encontrar cheio, a APP possibilita a emissão de alerta para automaticamente ser inserido em circuito. Instalação de sensores de enchimento para equipamentos de deposição coletiva e um disponibilização de um portal web, onde a equipa da DMHU pode planear adequadamente os vários circuitos de coleta com base no aprendizado de comportamento em padrões de dados em tempo real e histórico. Para cada plano de circuito de recolha, o Operador pode trabalhar com várias variáveis, tais como: Data / Hora para a coleção, Área, Tipos de resíduos a considerar, % Recipientes a serem considerados pelo nível de enchimento, Veículos para usar, Centro de Operação para o qual esses veículos pertencem., Fluxo preferido, Possui possíveis taxas de compressão. O portal permite igualmente gerar o circuito de recolha, indicando as rotas ótimas, Número ótimo de veículos necessários, número de voltas e outras variáveis relevantes.
    Outros dados podem ser extraidos para base de decisão da gestão: Custo por circuito de recolha efetuado, Contentores recolhidos (Global, por tipo de resíduos, etc.), Nível de Incidentes, Custo de cobrança por tonelada coletada ou número de habitantes, KPI's de eficiência Operacional, Toneladas recolhidas por tipo de resíduo.

Aferir de forma inequívoca o nível de enchimento dos vários tipos de fluxos para a deposição de resíduos (vidro, papel, embalagens e indiferenciados); Permitir a monitorização contínua e definição eficaz de frequências para remoção, otimizando desta forma a gestão de circuitos. Esta nova realidade na recolha de resíduos na Câmara Municipal de Lisboa irá permitir aferir de forma inequívoca o nível de enchimento dos vários fluxos de resíduos existentes em cada contentor. Desta forma será possível definir de forma eficaz a frequência de remoção, optimizando a gestão dos circuitos. O serviço prestado ao munícipe na recolha de resíduos terá consequências importantes na qualidade de vida destes, pois irá permitir que os contentores sejam despejados atempadamente evitando acumulação de lixo à volta do contentor, mas também, reduzir o nível de emissões de CO2 melhorando a qualidade do ar que respiramos, assim como uma diminuição do ruído nos locais de recolha de resíduos. Paralelamente será disponibilizada a breve trecho, uma aplicação para 'smartphone' que irá permitir ao munícipe ter acesso ao nível de enchimento dos contentores da sua área de residência, ficando estes a saber quais os contentores que se encontram cheios ou vazios.

Direcção Municipal Higiene Urbana
      Av. Dr Francisco Luis Gomes 1 - Fracção 5.3, Edificio Entreposto, 1800-177 Lisboa
    Fontes de Financiamento
    Entidade Contratada