ME2 – INTEGRATED SMART CITY MOBILITY

Lisboa E-Nova

O projeto me2 - Integrated smart city mobility and energy platform é financiado através do programa H2020, com a duração de 24 meses, envolve parceiros nacionais e internacionais na área da investigação, consultoria e tecnologia.  O me2 é um projeto de investigação aplicada e orientado para o desenvolvimento de novos modelos de negócio baseados na gestão de consumos elétricos pelo lado dos consumidores.  A sua plataforma urbana, Smart City Aggregator,  foi construída com recurso a duas comunidades piloto, uma  em Lisboa e outra em Amesterdão,   onde se monitorizaram para cada participante, os consumos elétricos na habitação e em veículos elétricos.

O projeto me2 - Integrated smart city mobility and energy platform é um projeto de cidades inteligentes que pretende promover a eficiência energética através da gestão integrada da mobilidade elétrica e da energia consumida nas habitações. O me 2 agrega de forma inovadora comunidades de utilizadores ao nível das cidades, recorrendo a técnicas participativas e de gamificação,  para informar e criar uma maior consciencialização  ao nível dos consumos de eletricidade.  A plataforma tecnológica do me2, Smart City Aggregator,   pode integrar dados sobre consumos de eletricidade  obtidos a partir de smart meters, gere informação  sobre  eficiência energética e mobilidade elétrica .
    Procurou-se desta forma promover uma integração da mobilidade elétrica e dos padrões de consumo num ambiente de comunidade, estudando a sua relação para posteriormente desenvolver mecanismos que influenciem esses comportamentos usando elementos de gamificação baseados em algoritmos inteligentes, a nível individual e comunitário.
    Ao nível  da cidade, esta ferramenta ajuda a uma distribuição mais equilibrada dos consumos de eletricidade ao longo do dia, contribuindo para uma  curva de carga mais suavizada (objetivo 10%), uma redução nos consumos e nos custos energéticos dos consumidores (objetivo 10%). O projeto tem também por objetivo, desenvolver um conjunto de recomendações de apoio às politicas de energia, orientadas para os municípios, agências locais e nacionais, bem como  explorar um novo modelo de negócios baseado na gestão da procura de energia, tendo por base a  plataforma me2.

Lisboa E-Nova
      Rua dos Fanqueiros 38, 1100-016 Lisboa